MANAUS (AM) – O ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (União Brasil), anunciou que um movimento de ex-gestores municipais está articulando uma chapa de 12 nomes para disputar vagas de deputado estadual em 2026.
A proposta é formar uma bancada interiorana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), voltada a defender os interesses da região.
“Há um consenso entre nós para fechar com estes 12 nomes que serão colocados à disposição do eleitor do Amazonas, principalmente do interior. São ex-prefeitos como Júnior Leite (Maués), Frederico Júnior (Novo Airão), Claudenor Pontes, o ‘Sabugo’ (Urucurituba), David Bemerguy, de Benjamin Constant, entre outros”, contou Andreson em entrevista à Rede Onda Digital nesta quarta-feira, 3/8.
O ex-prefeito reforçou que não pretende concorrer a cargos em 2026 e que sua função será articular apoio à chapa. A meta, segundo ele, é eleger de três a quatro representantes.
“Inicialmente nós seríamos 25 ex-prefeitos candidatos a deputado no ano que vem, mas aí iríamos pulverizar muito os votos. Decidimos focar nestes 12 nomes”, completou.
Apesar da mobilização, os ex-prefeitos ainda não têm um partido único definido. Hoje, eles estão distribuídos em diferentes siglas e orbitam em torno de lideranças como o governador Wilson Lima (União Brasil), presidente da nova Federação União Progressista, além dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), ambos pré-candidatos em 2026.
Conforme Andreson Cavalcante, a ideia é construir uma boa composição partidária, com a possibilidade de reunir a todos os candidatos em um mesmo partido para aumentar a competitividade.
Atualmente, a Aleam é composta majoritariamente por deputados eleitos com votos de Manaus, sem a presença de ex-prefeitos do interior entre os 24 parlamentares. Ainda assim, vários nomes têm origem ou forte base política em municípios interioranos, como:
	![]()  | 
						Atendimento Via WhatsApp  Olá!👋Faça seu pedido estamos esperando por você. 🤝  |